A aprovação da Lei da Sociedade Anônima do Futebol (Lei da SAF) tem levado muitos
grandes clubes de futebol brasileiros a mudar sua estrutura de uma associação para um clubeempresa. Os primeiros a aceitarem milhões de reais de investidores viram isso como uma
oportunidade de um novo começo no que diz respeito a saúde financeira e dÃvidas. Isso trouxe
à tona a importância do valuation em um mercado que nunca tinha passado oficialmente por
esse processo antes.
Inspirado por esse movimento e sua natureza de novidade, esse trabalho busca entender
melhor a conexão entre o valuation formal de um clube de futebol e os valores que investidores
estão de fato pagando pela aquisição.
Para ilustrar essa relação, primeiramente, dois métodos de valuation são aplicados ao
Botafogo, um dos primeiros clubes brasileiros a se tornar uma SAF. Com o objetivo de se ter
um benchmarking de um negócio já concretizado, os resultados do Fluxo de Caixa Descontado
e do método multivariado de Markham são comparados ao valor pago por John Textor na
aquisição. Então, um dos maiores clubes do Brasil, o Corinthians, é estudado utilizando-se dos
mesmos dois métodos em uma tentativa de estimar um valor justo em uma possÃvel futura
venda.
O valor patrimonial do Botafogo estimado em 393 milhões de reais ficou um pouco
abaixo do valuation de R$444 milhões feito quando foi comprado. Enquanto isso, o valor de
1,3 bilhão de Reais atingido pelo método de Markham para o Corinthians ficou consistente em
comparação com outras vendas de clubes já realizadas no Brasil.
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